MENSAGENS FINAIS

QUEM SOMOS NISTO CREMOS ESTUDOS JUDICIAIS CARTAS

Novas Respostas para as Dez Velhas Perguntas em Defesa da Trindade

Título: 10 Perguntas para os que NÃO Acreditam na Trindade (Por AGB)

 

 

Gostaríamos de, antes de tudo, lembrar que o expediente usado de se criar “armadilhas teológicas” em forma de perguntas, que não tratam diretamente do tema, mas que o circundam, buscando não esclarecer o assunto, que fogem sempre do real assunto tratado e buscam apenas mostrar ineficiência nos “leigos” ou sua suposta incompetência para responder as perguntas, até para depois usar o que disseram para condená-los, sempre foi e sempre será o expediente de Satanás. Assim como o fez através de seus filhos no passado, os fariseus e doutores da lei, que, com aparente desejo de aprender, faziam perguntas capciosas a Jesus, tão somente no desejo de condená-lo, o Diabo age hoje contra os filhos de Deus.

Jesus, o verdadeiro e único Mestre, contudo não lhes deu a resposta que queriam, e sim, a que necessitavam, sempre no desejo de os ensinar e trazê-los para si, e também ao povo, que mais que estes, queria conhecer a verdade.

Gostaria de crer que a pessoa que fez essas perguntas teria o desejo de aprender, mas infelizmente não parece ser o caso, como podemos observar nas próprias perguntas, que, longe de esclarecer o assunto, buscam apenas criar uma série de contra-argumentações, própria dos doutores da lei.

Lembramos também ao leitor, que, como Jesus, por vezes, ensinou, a exemplo do que ocorreu quando devolveu outra pergunta aos fariseus, (para a qual eles tinham a resposta e que para não se comprometer não o fizeram), facultando Sua resposta à deles, também usaremos deste método, uma vez que é legitimado na Bíblia pelo Professor dos Professores.

Não quero tomar a prerrogativa de sequer comparar-nos a Jesus, mas, em sendo Ele o único e verdadeiro Mestre, procuraremos seguir, até onde Deus nos permita, sua forma de responder, pedindo antecipadamente perdão por minhas limitações e falhas.

Lembremos ainda que o tema em questão é: Trindade. Assim, buscaremos responder dentro deste tema.

Para facilitar o entendimento, as perguntas do autor estarão sempre em itálico.

Rogério Buzzi

 

 

1. Se Jesus era menor do que Deus, como pode também ser "o mesmo ontem, hoje e para sempre" (Heb. 13:8)?

Resposta aos Doutores da Lei. Se Jesus era menor do que Deus...?

JO 14:28 -  Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.

SE tu és o FILHO de Deus, transforma estas pedras em pães e come... (Satanás)

Diz o autor: Se Jesus era menor do que Deus...Diz Jesus: O Pai é maior do que eu...

Fico com Jesus e o está escrito.

Não nos parece necessário comentar um CLARO assim diz o Senhor. A palavra “SE”, tenta colocar em dúvida a própria declaração dAquele que afirma categoricamente ser o Pai MAIOR que Ele.

Resposta aos que estão dispostos a ouvir:

HB 13:6 -  E assim com confiança ousemos dizer: O SENHOR é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.

HB 13:7 -  Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.

HB 13:8 -  Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.

O assunto tratado neste tópico de Hebreus não é a condição de Jesus, se maior, se menor, se igual, mas (...O Senhor é meu ajudador...) o que Ele é para mim, o que representa para mim, o modelo de vida que devo imitar.

O Senhor é o meu/nosso ajudador (ontem, hoje, e eternamente) devo imitar os que creram nisso (ontem, hoje, e eternamente), atentando para sua maneira de viver (pela fé), (ontem, hoje, e eternamente). Ele não mudou, foi, é, e continuará sendo eternamente Nosso Ajudador.

Nossa pergunta

1a)  Se o Espírito Santo é Deus, porque não há UM SÓ TEXTO BÍBLICO que afirme isso, sendo que há centenas afirmando que o Pai é Deus e que o Filho era Deus?

 

2. Já que o Senhor não dará a Sua glória a nenhum outro ser (Isaías 42:8; 48:11) como pôde o Senhor Jesus pedir ao Pai: "Glorifica-Me contigo mesmo com a glória que Eu tive junto de Ti, antes que houvesse mundo" (João 17:5). E como pôde Pedro atribuir-lhe glória, que só deveria ser atribuída a Deus (2 Pedro 3:8)?

Resposta aos Doutores da Lei:

Errais, não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus.

Vejamos o texto em seu devido lugar

IS 42:1 -  EIS aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.

IS 42:2 -  Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça.

IS 42:3 -  A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça.

IS 42:4 -  Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei.

IS 42:5 -  Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.

IS 42:6 -  Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.

IS 42:7 -  Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas.

IS 42:8 -  Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.

...A minha glória pois, a outro, [que não seja Cristo, o meu eleito] não darei...

RM 3:23 -  Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

...Aqui, o todos não inclue a Cristo...

Porque Pedro atribuiu-lhe glória?

2PE 3:18 -  Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.

2PE 1:17 -  Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.

MT 16:27 -  Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.

AP 5:12 -  Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.

AP 5:13 -  E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.

Pedro atribuiu-lhe glória porque conhecia a escritura, e, pelo mesmo fato que todos nós, os que o amamos, lhe atribuímos glória, simplesmente porque ESTÁ ESCRITO que é para fazer isso.  

 

3. Jeová Se refere a Si mesmo como tendo sido traspassado (Zacarias 12:1 e 10), mas como em Apocalipse 1:7 todos verão a Cristo como Aquele que foi traspassado?

ZC 12:1 -  PESO da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele.

ZC 12:5 -  Então os governadores de Judá dirão no seu coração: Os habitantes de Jerusalém são a minha força no SENHOR dos Exércitos, seu Deus.

ZC 12:7 -  E o SENHOR salvará primeiramente as tendas de Judá, para que a glória da casa de Davi e a glória dos habitantes de Jerusalém não seja exaltada sobre Judá.

ZC 12:8 -  Naquele dia o SENHOR protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do SENHOR diante deles.

ZC 12:9 -  E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém;

ZC 12:10 -  Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.

Basta ler o texto com atenção, a ver quem é o Senhor dos Exércitos.

AP 12:7 -  E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

Vejamos ainda o texto seguinte.

AP 14:7 -  Dizendo com grande voz: Temei a Deus [o Pai], e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez  [o Filho] o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o verbo era Deus...todas as coisas foram FEITAS por Ele, e sem Ele, NADA do que foi feito se fez...

Saber diferenciar o Pai do Filho é importante pois, logo após falar do Consolador,  (o Espírito Santo), disse o Mestre...

JO 16:1 -  TENHO-VOS dito estas coisas para que vos não escandalizeis.

JO 16:2 -  Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus.

JO 16:3 -  E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim.

 

4. Como podem tanto Jesus como Jeová revelar-Se com a mesma designação, "Eu sou" (Êxodo 3:14; João 8:58; 18:5, 6 e 8)?

Resposta: GN 27:24 -  E disse: És tu meu filho Esaú mesmo? E ele disse: Eu sou.

Como pode Esaú revelar-se com a mesma designação? O que isso prova? Que Esaú é Deus?

O que o autor deste tipo de pergunta tenta provar? É difícil saber.

“Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele, NADA do que foi feito se fez”

ÊX 3:14 -  E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

JO 8:58 -  Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.

O Pai sempre falou através do Filho, então, o Filho pode falar aos homens como da parte do Pai, pois a palavra é do Pai, mas a voz é do Filho. É como uma carta que recebo de meu pai, escrita por minha irmã. Recebo-a como sendo do Pai, minha irmã que escreve a carta se identificará como sendo meu Pai. Mas eu, se conheço a letra, (ou a voz), saberei que é meu Pai “escrevendo” ou “falando” através dela.

 

5. Jeová é o primeiro e o último (Isaías 41:5; 55:6; 48:12), mas o mesmo qualificativo é atribuído a Jesus: Apocalipse. 1:11-17; 2:8; 22:13. Como pode haver dois primeiros e dois últimos?

Resposta: AP 1:8 -  Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

Lendo o texto isolado, identificamos este como sendo Jesus, mas, lendo o contexto, vemos que não é assim.

AP 1:4 -  João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;

AP 1:5 -  E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,

...Vemos que o que é, era e há de vir é o Pai..., enquanto o filho Jesus Cristo, é identificado como o primogênito dentre os mortos. É como encontramos em outra parte da escritura e se disséssemos do Pai: O que vive, sempre viveu, e sempre viverá, e do Filho, o que vive, esteve morto, e viverá.

AP 1:8 -  Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. 

AP 1:11 -  Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.

É difícil e por vezes bastante perigoso tentar separar O Pai do Filho pelos atributos pois o próprio Filho disse: Eu e o Pai somos um.

Satanás sabe disso e tem influenciado a grande massa de Doutores da lei, a separar o que juntou e a juntar o que separou.

Ex.: O Pai é uma pessoa, enquanto o Filho é outra. O Pai nunca conheceu a morte, o Filho a conheceu. Pessoas distintas. A trindade junta o que Deus separou, fazendo de ambos um.

O Filho tem os mesmos atributos do Pai: amor, benevolência, misericórdia, etc.

A Trindade separa o que Deus juntou. Faz do Filho misericordioso (perdoa sempre) enquanto o Pai, manda para o inferno a sofrer eternamente.

Ainda assim, por vezes, e desde que se tenha um objetivo claro em mente vale a pena considerar com atenção as diferenças existentes entre ambos, como sejam.

O Pai é o princípio de tudo, a origem de tudo, o que criou, aquele que não tem princípio de dias, o ancião de Dias por excelência, pois, nunca tendo conhecido a morte não houve um dia em que não era, a partir do qual é o próprio princípio, DE QUEM SÃO TODAS AS COISAS.

O Filho é o princípio da criação, o primeiro, depois do, e a partir do Pai, o que fez, o que tem princípio no Pai dEle procedendo, o que conheceu a morte, o único Deus que em algum momento não era, cujo princípio é a partir do Pai, POR QUEM SÃO TODAS AS COISAS. 

 

6. Como explicam que Isaías 6:1:1-10 apresenta a visão do profeta que claramente se refere a Jeová, sentado no Seu alto e sublime trono, mas João 12:36-41 aplica a passagem a Jesus e Paulo informa que quem disse aquelas palavras a Isaías foi o Espírito Santo (Atos 28:25-27)?

Resposta: Tão importante quanto a verdade a ser pregada, é a verdade presente: disse o Mestre:

MT 24:45 -  Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?

MT 24:46 -  Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.

Para aqueles que crêem no ministério profético de Ellen White, que tristemente não parece ser seu caso, o texto está assim declarado:

"Há muitas verdades contidas na palavra de Deus, mas é a verdade presente que o povo de Deus necessita agora." (PE 63)

Assim, é necessário considerar a verdade presente da época. Por vezes posso ter o Senhor assentado, e por vezes posso tê-lo no meio do trono, e por vezes posso tê-lo em pé, ou ainda diante de Deus. Não é a mesma coisa, e cada informação busca nos colocar dentro do tempo da visão, em relação à obra de Cristo naquele exato momento. Desconsiderar isto é perder muito do que o Senhor nos quer revelar.

IS 6:1 -  NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.

IS 6:2 -  Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.

IS 6:3 -  E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

IS 6:4 -  E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.

IS 6:5 -  Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.

IS 6:6 -  Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;

IS 6:7 -  E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.

IS 6:8 -  Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Isaías diz que VIU, (algum homem viu ao Deus Pai?) e Isaías disse que viu O Senhor dos Exércitos, e diz que viu TAMBÉM ao Senhor assentado, que nos parece estar falando de Cristo.

JO 12:37 -  E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele;

JO 12:38 -  Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?

JO 12:39 -  Por isso não podiam crer, então Isaías disse outra vez:

JO 12:40 -  Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure.

JO 12:41 -  Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele.

JO 12:44 -  E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou.

O texto abaixo nos pode ensinar algo mais. Aqui, está falando do Pai. Neste momento exato da visão ele não está vendo o Filho, pois o Filho ainda não está aí. É o momento exato em que o Filho chega e vai receber o livro. O livro de Daniel que havia sido selado (Daniel 12) e que agora será descerrado aos servos de Deus.

A importância do tempo referido na visão é mais do que clara, principalmente em se falando de profecias.

AP 5:1 -  E VI na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.

AP 5:2 -  E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?

AP 5:3 -  E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.

AP 5:4 -  E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.

AP 5:5 -  E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.

AP 5:6 -  E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

AP 5:7 -  E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.

AP 5:8 -  E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.

AP 5:9 -  E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;

AP 5:10 -  E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.

AP 5:11 -  E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,

AP 5:12 -  Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.

AP 5:13 -  E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.

 

7. Pode Jesus ser adorado não sendo Deus (Mateus 2:2, 8, 11; 14:33; 15:25; 20:20; 28:9, 17; Marcos 5:6; Lucas 24:52; João 9:38) quando Deus mesmo manda os anjos adorá-lo: Hebreus 1:6?

Resposta: É difícil entender o que leva alguém a fazer semelhante pergunta. É algo como: Quando acendo a luz para onde vai o escuro?

Ora, a resposta está na mesma pergunta.

Pode Jesus, ou alguém ser adorado não sendo Deus? Pode, sim, é isso mesmo, pode. Desde que o Pai assim o mande. Se, ao chegar no céu, Deus me pedisse que me prostrasse ao anjo Gabriel, em sendo eu obediente, o faria. Sei que o Senhor não me pedirá isso, mas se pedisse, todos os que o amam, certamente o fariam.

Assim, pode-se adorar a Jesus fosse Ele Deus ou não, pelo simples motivo de que Deus, o Pai, assim ordenou.

JO - No princípio era o verbo e verbo estava com Deus, e o verbo ERA DEUS.

HB 1:6 -  E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.

Primeira vez que introduz o Filho no mundo: Quando verbo

Segunda vez, ou outra vez: Quando Divino-humano (era Deus)

Assim, posso adorar a Jesus, porque Deus nos ordena que assim façamos. Claro que os homens, quando Jesus aqui esteve, raramente o faziam, mas isso, por desconhecer a escritura. Adoravam outros deuses (como adoram ao papa, hoje), reverenciavam os rabis, (pastores, padres), mas não a Jesus, enquanto os próprios anjos caídos reconheciam sua filiação divina. Vejamos bem, os próprios demônios reconheciam sua FILIAÇÃO divina, enquanto os homens hoje, a negam.

Vemos aqui também a importância do tempo, ou verdade presente, a ser considerada:

JO 20:17 -  Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.

Finalmente, posso adorar a Jesus simplesmente porque ESTÁ ESCRITO. Mas, lembremo-nos que o tema é Trindade, e aí a pergunta é:

Posso adorar o Espírito Santo?

Resposta: Não. E porque não? Porque não está escrito que se pode fazê-lo.

 

8. Se Jesus Cristo não é Deus, por que não corrigiu Tomé quando este a Ele se referiu dizendo: "Meu Senhor e meu Deus" (João 20:28)?

Resposta: Esta resposta deverá ser respondida por aqueles que não crêem que Cristo é Deus, por aqueles que não crêem que deva ser adorado.

9. Como explicar que Cristo foi ressuscitado pelo Pai (Atos 10:40; 13:30), por Seu próprio poder (João 10: 17, 18) e pelo Espírito Santo (Romanos 8:11)?

Resposta: AT 10:40 -  A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse,

JO 10:17 -  Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.

RM 8:11 -  E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.

Quando Eva foi indagada por Satanás, disse ela: Do fruto...disse Deus: Não comereis e nem tocareis...

Uma pequena palavra que Deus não citou, (embora estivesse implícita na ordem), e criou toda a confusão em que estamos. Desnecessário então dizer o que pode uma palavra colocada onde não deveria estar pode fazer.

Vejamos os textos com atenção:

AT 10:40 -  A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse,

Fato: A este (Jesus) Deus o ressuscitou ao terceiro dia. Me parece não haver dúvida que foi o Pai que o ressuscitou.

JO 10:17 -  Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.

O texto diz: ...dou a minha vida para tornar a tomá-la...

Compare agora com a afirmação na pergunta do autor... por Seu próprio poder...

Eva, acrescentou uma palavra e Satanás fez uso desta pequena palavra errada, criando todo um problema. O autor da pergunta, coloca por sua conta e risco ... 1)por, 2)Seu, 3) próprio 4) poder... QUATRO palavras e espera uma resposta adequada. Seria isto sensato?

Ora, entre dar a vida e tornar a tomá-la, e ressuscitar-se pelo próprio poder, há um abismo de diferença, e qualquer comentário estabelecendo um comparativo similar entre ambos, é, não só infrutífero como perigoso. Principalmente á luz do texto abaixo:

AP 5:7 -  E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.

Embora Jesus venha e tome o livro da mão do Pai, isto não quer absolutamente dizer que tomou algo por seu próprio poder. O termo tomar recebe a conotação de receber, aqui se cumpre o que está relatado em apoc. 1:1 ...revelação de Jesus Cristo, a qual DEUS LHE DEU...

Bem poderia o texto ser lido: Dou (entrego) minha vida (ao Pai) para tornar a tomá-la (receber de volta)

...E o Espírito volte a Deus, que o deu....

Ressuscitado Pelo Pai, (não pelo próprio poder de Cristo)... e pelo Espírito Santo (Romanos 8:11)?

O autor acrescenta também a palavra Santo ao Espírito, o que também é um erro.

RM 8:11 -  E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.

E se o Espírito [ruach, vento, sopro, fôlego] [do Pai] habita em vós, [o Pai] que dentre os mortos ressuscitou a Cristo, também.....pelo seu Espírito [ruach, vento, sopro, fôlego] que em vós habita.

Pergunta nossa: Dentro de vosso raciocínio, e sendo o Espírito Santo um Deus, como explicar que alguém possa adorar um dedo?

MT 12:28 -  Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.

Mesmo texto, porém agora relatado por Lucas

LC 11:20 -  Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus.

Tenhamos em mente que as tábuas da lei foram escritas pelo próprio dedo de Deus. Não seria acaso um símbolo apropriado do poder de Deus?

1) O Pai, ressuscita a Jesus por seu poder

2) Jesus expulsa demônios pelo poder do Pai (...eu nada faço de mim mesmo, o Pai faz as obras em mim...

3) Deus escreve na rocha pelo seu poder.

 

10. Se o Espírito Santo não é uma divina pessoa, por que Se dirige a Si mesmo com um pronome pessoal: Atos 13:2, 4?

AT 13:2 -  E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

AT 20:28 -  Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.

R. Com todo respeito e sem querer ofender. Esta pergunta não deveria ser dirigida a um professor de português?

Irá alterar algo na compreensão do tema Trindade? O texto diz que o Espírito Santo é Deus? Diz que o Espírito Santo esteve aí em pessoa? Quem é o cabeça da Igreja, Aquele que constitui bispos para apascentar a igreja de Deus, quem ordenou a Pedro, ...apascenta os meus cordeiros...apascenta as minhas ovelhas...quem foi que resgatou a igreja com seu próprio sangue?

Dêem-nos UM SÓ está escrito, UM SÓ, CLARO, assim diz o Senhor, e nós, os que NÃO CREMOS NA TRINDADE, creremos...

RETORNAR