MENSAGENS FINAIS

QUEM SOMOS NISTO CREMOS ESTUDOS JUDICIAIS CARTAS

O Que Diziam os Nossos Pioneiros?

"Quando os homens vierem mover um alfinete ou pilar da fundação que Deus estabeleceu pelo Seu Espírito Santo, deixem os velhos homens que eram os pioneiros em nosso obra falarem claramente, e deixe esses que estão mortos também falarem, reimprimindo os seus artigos em nossos periódicos. Recolha os raios de luz divina que Deus deu como Ele conduziu Seu povo passo a passo no caminho da verdade. A verdade tolerou o teste do tempo e a prova." Ellen G. White - Manuscrito 62 de 1905

 

Thiago White - Review and Herald 1856:

 

 

Tradução:

“A grande falta da Reforma foi que os reformadores pararam de reformar. Se tivessem levado avante, não teriam deixado nenhum vestígio do papado atrás, tal como a natural imortalidade, batismo por aspersão, a trindade, a guarda do domingo, e a igreja agora estaria livre de erros escriturísticos." Review and Herald 1856.

 

Thiago White - Advent Review 1869:

 

 

 

 

Tradução:

"Que uma pessoa seja três pessoas, e que três pessoas sejam uma só pessoa, é uma doutrina que nós podemos proclamar ser um doutrina contrária à razão e ao senso comum." Advent Review 1869.

 

Thiago White - Advent Review 1863:

 

 

 

 

 

Tradução:

A Doutrina da Trindade Degrada a Expiação

O grande equivoco dos trinitarianos, ao argumentarem esse assunto, parece ser esse: Eles não fazem diferença entre negar a Trindade e negar a divindade de Cristo. Eles só veem os dois extremos em que está a verdade; tomam cada expressão referente a pre-existência de Cristo como uma prova da Trindade. As Escrituras ensinam abundantemente a pre-existência de Cristo e a sua divindade, mas são inteiramente silenciosas quando à Trindade. A declaração que o divino Filho de Deus não morre, está tão longe dos ensinamentos da Bíblia como as trevas da luz. Eu perguntaria aos trinitarianos: A qual das duas naturezas devemos a redenção? A resposta seria obviamente a natureza que morre e que derramou seu sangue por nós.[pela qual tivemos redenção pelo seu sangue]  Então fica evidente que unicamente a natureza humana morre, e o nosso redentor é unicamente humano. O divino Filho de Deus não teve parte na nossa salvação, pela qual não morreu e nem sofreu. Eu estava certo, quando disse que a doutrina da Trindade degrada a expiação, trazendo o sacrifício, o sangue pelo qual fomos comprados, para baixo em um padrão de comprometimento. [Socinianism] Advent Review 10 de Novembro 1863.

 

Thiago White - Advent Review 1855:

 

 

 

 

 

Tradução:

"Mas, a fábula Pagã e Papal da natural imortalidade, fez do maior inimigo do homem, a morte, a porta para a felicidade eterna, e deixa a ressurreição como uma coisa de pequena significação. É a base do espiritualismo moderno.

Aqui nos devemos mencionar a trindade que acaba com a personalidade de Deus, e de seu Filho Jesus Cristo, e o batismo por aspersão que em vez de sepultar em Cristo no batismo, em significado da sua morte. Mas nós saímos destas fábulas para encontrar outra, que é sagrada para quase todos os cristãos, católicos e protestantes. É o (5.) a mudança do sábado do quarto mandamento, do sétimo para o primeiro dia da semana. O festival pagão do domingo ......." Advent Review 11 de Dezembro de 1855.

 

Thiago White - The Day Star 1846:

 

 

 

 

 

Tradução:

A forma espiritualista pela qual negam a Deus como o único Senhor, e Jesus Cristo está numa primeira posição, constitue um antigo credo trinitariano, fora das escrituras; que Jesus é Deus eterno. No entanto não existe passagem das escrituras que dê suporte isso. Temos testemunhos bíblicos em abundância que ele é Filho do Eterno Pai. The Day Star - 24 de Janeiro 1846

R. F. Cottrell:

 

 

 

Infelizmente ainda não conseguimos a foto deste pioneiro

 

Tradução:

"Sustentar a doutrina da trindade, não é mais que uma evidência da intoxicação pelo vinho que todas as nações beberam. O fato dessa ser uma das principais doutrinas, senão a principal, pela qual o bispo de Roma foi exaltado ao papado, não recomenda muito em seu favor. Isto deveria fazer alguém investigar por sí mesmo, como quando os demônios fazem milagres para provar a imortalidade da alma. Se eu nunca duvidei antes,  agora eu tenho que provar até o fundo, ...." Advent Review 6 de Julho de 1869

J.N. Lougborough:

 

 

Tradução:

"Esta doutrina da Trindade foi trazida para a igreja no mesmo tempo em que a adoração de imagens, e a guarda do domingo e não é mais do que a doutrina dos persas remodelada." Adventist Review 5 de Novembro de 1861

J. N. Andrews - Advent Review 1852

 

 

 

Tradução:

"... está tão longe da verdade como a velha e absurda doutrina trinitariana na qual diz que Jesus é verdadeiramente o Deus eterno." Advent Review 5 de Agosto de 1852.

 J.  N. Andrews - Advent Review 1855

 

 

 

 

 

Tradução:

"A doutrina da Trindade foi estabelecida na igreja pelo concílio de Nice 325 AD. Essa doutrina destroça a personalidade de Deus e seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. A forma infame como foi imposta à igreja, aparece nas páginas da história eclesiástica, que causa aos que acreditam na doutrina corar de vergonha." Adventist Review 6 de março de 1855.

J. B. Frisbie

 

 

 

Tradução:

"Razões Católicas Para Guardar o Domingo
1. Porque também é chamado na antiga denominação Romana o "Dies Solis", o dia do sol o qual era sagrado.
2. Porque é em louvor à santíssima Virgem Maria.
3. Porque é o dia dedicado pelos apóstolos em louvor à Santa Trindade.
4. Porque Jesus nasceu num domingo.
5. Porque Jesus ressussitou dos mortos num domingo."
..............................................................
Razão dos Protestante:
..............................................................
J.B.Frisbie. 4 de Abril de 1854.

Yearbook 1889:

 

 

 

Tradução:

1. Que existe um Deus, uma pessoa, um ser espiritual, o Criador de todas as coisas, onipotente, onisciente e eterno; infinito em sabedoria, santidade, justiça, bondade, verdade e misericórdia; imutável, e presente em toda a parte por seu representante, o Espírito Santo. Salmos 139:7

2. Existe um Senhor Jesus Cristo, Filho do Eterno Pai....

Yearbook 1889:

 

 

Tradução:

1. Que existe um Deus, uma pessoa, um ser espiritual, o Criador de todas as coisas, onipotente, onisciente e eterno; infinito em sabedoria, santidade, justiça, bondade, verdade e misericórdia; imutável, e presente em toda a parte por seu representante, o Espírito Santo. Salmos 139:7

2. Existe um Senhor Jesus Cristo, Filho do Eterno Pai....

 

Os dois Year Books dizem a mesma coisa, o Espírito Santo é o representante (em minúsculo) do Pai. Esta palavra "representante" tem o mesmo significado que embaixador.

 

Ellen G. White:

 

 A natureza do Espírito Santo 

 

Agora vamos ver o que a irmã White fala sobre a natureza do Espírito Santo:

 

"Não é essencial que sejamos capazes de definir exatamente o que seja o Espírito Santo. Cristo nos diz que o Espírito é o Consolador, o "Espírito de verdade, que procede do Pai". João 15:26. Declara-se positivamente, a respeito do Espírito Santo, que, em Sua obra de guiar os homens em toda a verdade "não falará de Si mesmo". João 16:13.

A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios - demasiado profundos para o entendimento humano - o silêncio é ouro."  Atos dos Apóstolos pg. 52.

 

A natureza do Espírito Santo é um mistério, não cabe aos pastores, a mim ou a você definir quem seja, juntar passagens para dizer que ele é Deus, ou não, é errado. Devemos seguir o conselho de EGW "o silêncio é ouro".

 

 

 O trono de Deus 

 

Quantos tronos existem no Céu?

Leia Apocalipse 22:1 e verso 3, 14:3.

Veja o que EGW afirma neste trecho:

 

"O Rei do Universo convocou os exércitos celestiais perante Ele, para, em sua presença, apresentar a verdadeira posição de Seu Filho, e mostrar a relação que Este mantinha para com todos os seres criados. O Filho de Deus partilhava do trono do Pai, e a glória do Ser eterno, existente por Si mesmo, rodeava a ambos. Em redor do trono reuniam-se os santos anjos, em uma multidão vasta, inumerável - "milhões de milhões, e milhares de milhares" (Apoc. 5:11), estando os mais exaltados anjos, como ministros e súditos, a regozijar-se na luz que, da presença da Divindade, caía sobre eles. Perante os habitantes do Céu, reunidos, o Rei declarou que ninguém, a não ser Cristo, o Unigênito de Deus, poderia penetrar inteiramente em Seus propósitos, e a Ele foi confiado executar os poderosos conselhos de Sua vontade. O Filho de Deus executara a vontade do Pai na criação de todos os exércitos do Céu; e a Ele, bem como a Deus, eram devidas as homenagens e fidelidade daqueles. Cristo ia ainda exercer o poder divino na criação da Terra e de seus habitantes. Em tudo isto, porém, não procuraria poder ou exaltação para Si mesmo, contrários ao plano de Deus, mas exaltaria a glória do Pai, e executaria Seus propósitos de beneficência e amor." Patriarcas e Profetas pg. 36.

 

Observe bem, Ele (Cristo) partilha do trono do Pai e a glória do Ser eterno (o Pai) rodeava a ambos.

Se você atentar-se a este texto abaixo:

 

"O grande Criador convocou os exércitos celestiais para, na presença de todos os anjos, conferir honra especial a Seu Filho. O Filho estava assentado no trono com o Pai, e a multidão celestial de santos anjos reunida ao redor. O Pai então fez saber que, por Sua própria decisão, Cristo, Seu Filho, devia ser considerado igual a Ele, assim que em qualquer lugar que estivesse presente Seu Filho, isto valeria pela Sua própria presença. A palavra do Filho devia ser obedecida tão prontamente como a palavra do Pai. Seu Filho foi por Ele investido com autoridade para comandar os exércitos celestiais. Especialmente devia Seu Filho trabalhar em união com Ele na projetada criação da Terra e de cada ser vivente que devia existir sobre ela. O Filho levaria a cabo Sua vontade e Seus propósitos, mas nada faria por Si mesmo. A vontade do Pai seria realizada nEle." História da Redenção pg. 17.

 

Observaram que o Pai divide o Seu trono com Jesus, por que o Pai conferiu este privilégio ao Filho.

 

Existe somente um trono, onde estão assentados o Pai e Jesus.

 

 Promulgação dos 10 Mandamentos 

 

Quem estava presente na promulgação dos 10 mandamentos?

 

"Não muito longe está o tempo em que Deus Se levantará a fim de reivindicar Sua autoridade insultada. "O Senhor sairá do Seu lugar, para castigar os moradores da Terra, por causa da sua iniqüidade." Isa. 26:21. "Mas quem suportará o dia da Sua vinda? e quem subsistirá, quando Ele aparecer?" Mal. 3:2. Ao povo de Israel, por causa de sua pecaminosidade, foi vedado aproximar-se do monte, quando Deus estava para descer sobre ele e proclamar Sua lei, não acontecesse que fossem consumidos pela ardente glória de Sua presença. Se tais manifestações do poder de Deus assinalaram o local escolhido para a proclamação de Sua lei, quão terrível deverá ser o Seu tribunal quando Ele vier para a execução destes estatutos sagrados! Como suportarão Sua glória no grande dia da paga final, aqueles que desprezaram Sua autoridade? Os terrores do Sinai deviam representar ao povo as cenas do juízo. O som de uma trombeta convocou Israel a encontrar-se com Deus. A voz do Arcanjo e a trombeta de Deus convocarão, da Terra toda, tanto os vivos como os mortos, à presença de seu Juiz. O Pai e o Filho, acompanhados por uma multidão de anjos, estavam presentes no monte. No grande dia do juízo, Cristo virá "na glória de Seu Pai, com os Seus anjos". Mat. 16:27. Ele Se assentará então no trono de Sua glória, e diante dEle reunir-se-ão todas as nações."

Quando a presença divina Se manifestou no Sinai, a glória do Senhor era como fogo devorador à vista de todo o Israel." Patriarcas e Profetas pág. 339

 

O perigo da compilações 

 

Vejam o que ela afirmou quanto ao perigo de se realizar compilação de seus escritos:

 

“Posso ver claramente que, se toda pessoa que se considera habilitada a escrever livros, seguisse suas imaginações e fossem suas produções publicadas, insistindo em que fossem recomendadas por nossas casas editoras, haveria quantidade de joio largamente semeado em nosso mundo. Muitos dentre nosso próprio povo me escrevem pedindo com ansiosa determinação o privilégio de usarem meus escritos para dar força a certos assuntos que desejam apresentar ao povo de modo a deixar sobre eles profunda impressão.

É verdade que há razão para que alguns desses assuntos devam ser apresentados; mas não me arriscaria a dar minha aprovação ao uso dos testemunhos dessa maneira, ou a sancionar que ponham matéria, em si mesma boa, pela maneira por que eles propõem.

As pessoas que fazem essas propostas, quanto eu saiba, podem ser capazes de conduzir o empreendimento acerca do qual escrevem com prudência; não obstante, não ouso dar a mínima permissão para usarem meus escritos na maneira que elas propõem. Tomando em consideração tal empreendimento, há muitas coisas a serem levadas em conta; pois servindo-se dos testemunhos para apoiar algum assunto que possa impressionar a mente do autor, os extratos poderão dar uma impressão diferente daquela que dariam, fossem eles lidos em sua relação original.” The Writing and Sending Out of the Testimonies to the Church, págs. 25 e 26.

 

Livro Evangelismo pg. 616 

 

Você ainda pode dizer que a irmã White diz no livro Evangelismo que o Espírito Santo é Deus, o livro Evangelismo foi publicada somente em 1946 (31 anos após a morte de EGW), um dos trechos do livro, em português diz assim:

 

"Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é tanto uma pessoa como o próprio Deus, está andando por este caminhos." Evangelismo pg. 616.

 

O original em Inglês diz:

 

"The Lord instructed us that this was the place in which we should locate, and we have had every reason to think that we are in the right place. We have been brought together as a school, and we need to realize that the Holy Spirit, who is as much a person as God is a person, is walking through these grounds, that the Lord God is our keeper, and helper. He hears every word we utter and knows every thought of the mind." Manuscript Releases, Vol. 7, page 299 / Manuscript 66, 1899

Tradução:

“O Senhor nos instruiu de que este era o lugar no qual deveríamos estar, e nós temos tido razão para pensar que estamos no lugar certo. Nós fomos colocados juntos como uma escola, e precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é tanto uma pessoa como Deus é uma pessoa, está andando por estes terrenos, que o Senhor Deus é nosso mantenedor e ajudador. Ele ouve cada uma de nossas palavras e sabe cada pensamento da mente.”

 

Mas, na versão em Espanhol, na mesma forma do escrito original (inglês):

 

"Necesitamos comprender que el Espíritu Santo, que es una persona así como Dios es persona, anda en estos terrenos (Manuscrito 66, 1899. [Extracto de un discurso dado a los alumnos del Colegio de Avondale, Australia.] )." El Evangelismo, 616

 

Observem que desta forma temos uma impressão errada sobre o assunto, somos levados a acreditar que o Espírito Santo é Deus, mas não foi isso que ela falou, ela está aqui defendo a existência de um ser, combatendo as idéias Panteístas do Dr. Kellog. Procure sobre o livro "Living Temple". Observem que na verdade é um erro de tradução para a língua portuguesa, em espanhol se encontra como no original.

Não estou dizendo aqui que as compilações não devem ser desconsideradas para se defender pontos de nossa fé, somente aquelas que trazem apenas "extratos" devem ser analisadas com cuidado, e em caso de dúvidas, faça como temos feito, recorra aos originais. Posso citar entre as compilações que merecem certa credibilidade o livro  História da Redenção, pois ao ler o original em Inglês, vemos que não existem tantos erros de tradução, ou mudanças grandes em seu conteúdo.

Willie White:

 

If we are to fully accept all that we have examined thus far, we would have to conclude that the godhead consists of three POWERS, but only two BEINGS. How can we explain that? Ellen White's Son, Willie, had an explanation for it which may shed some light on the matter.
“The statements and the arguments of some of our ministers in their effort to prove that the Holy Spirit was an individual as are God the Father and Christ, the eternal Son, have perplexed me and sometimes they have made me sad. One popular teacher said ‘We may regard Him, (the Holy Spirit) as the fellow who is down here running things.'

“My perplexities were lessened a little when I learned from the dictionary that one of the meanings of personality, was Characteristics. It is stated in such a way that I concluded that there might be personality without bodily form which is possessed by the Father and the Son.

“There are many Scriptures which speak of the Father and the Son and the absence of Scripture making similar reference to the united work of the Father and the Holy Spirit or of Christ and the Holy Spirit, has led me to believe that the spirit without individuality was the representative of the Father and the Son throughout the universe, and it was through the Holy Spirit that they dwell in our hearts and make us one with the Father and with the Son....” (Letter by Willie White, April 30, 1935)

Tradução:

Se nós tivermos que aceitar tudo o que examinamos até aqui, nós temos que aceitar que a divindade é composta de 3 poderes, mas unicamente de 2 Seres. Como podemos explicar isso?  O filho de Ellen White tem uma explicação que trás luz sobre a questão.

"As declarações e argumentos de alguns de nossos ministros no seu esforço de provar que o Espírito Santo é uma pessoa como Deus o Pai e Cristo o eterno Filho,  tem me deixado perplexo e algumas vezes me desgostaram.
Um ensinamento popular diz: Nós podemos atribuir a Ele, (Espírito Santo) como a pessoa que aquí embaixo faz acontecer as coisas.

Minhas perplexidades diminuem um pouco quando eu aprendo no dicionário, que um dos significado de personalidade são as características.

Como eu concluo, está declarado dessa forma que existe uma personalidade sem forma de corpo, possuída pelo Pai e pelo Filho. Existem muitos textos da Escritura que falam do Pai e do Filho e não existem textos similares que unam o trabalho do Pai e do Espírito Santo, ou de Cristo e o Espírito Santo; isso me faz crer que o espírito sem individualidade é o representante do Pai e do Filho em todo o universo, e através do Espírito Santo que Eles operam em nossos corações e nos fazem um com o Pai e com o Filho..." 
(Willie White, 30 de Abril de 1935)  

RETORNAR para PIONEIROS

HOME